Título: Caixa de Pássaros: Não abra os olhos
Título Original: Bird Box: Don't Open Your Eyes
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2014
Páginas: 268

Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Olá, descobridores! Tudo bem? 😁 Bom.. já tinha, há muito tempo atrás, tido o prazer de ler esse livro, mas só agora resolvi escrever e compartilhar com vocês sobre o que achei sobre ele. Apesar de estar há muito tempo na minha estante, por receio de lê-lo e não gosta muito, eu acabava deixando ele para lá e lia outros ao invés dele. Entretanto, depois de conhecer a fundo a sua estória, fiquei sem chão, me martirizando tanto pensando: cara, como fui cruel de deixar de lado este livro.. Sim, pedi desculpas a um livro (estranho? talvez.. mas só quem é um(a) leitor(a) fanático(a) como eu sabe como é a sensação de tratá-los como amigos fieis).. Enfim, depois de sentir a emoção de páginas e páginas, eu finalmente resolvi escrever a minha resenha e mostrar a minha opinião para vocês, apesar de que acho que já disse em entrelinhas de ter me apaixonado por ele desde o começo deste post. Mas, gente, quem leu e não gostou não me julguem, por favor. Foi um dos primeiros livros que tem como tema principal o Terror Psicológico, que me surpreendeu até o final, então me deem créditos por isso... 😄😄

Acabei de ouvir que a única coisa em comum em todos os incidentes é que as vítimas viram alguma coisa antes de atacar as pessoas e de se matar. Dá para acreditar nisso? Dá?

O livro, contado em 3ª pessoa, mas com o foco na personagem principal, conta a história dela, Malorie, mãe de duas crianças, que vive em um mundo "cego" (foi a palavra que pensei depois de pensar em tantos para chamá-lo assim). Digo cego, porque, para sobreviver neste mundo, as pessoas deveriam andar vendadas, sem poder enxergar nada, pois existe algo do lado de fora das casas delas que está desencadeando nas pessoas impulsos violentos seguidos de suicídio após a vítima somente o olhar. Com poucos sobreviventes no mundo, sem poder confiar em alguém e se arriscando para manter os seus filhos vivos e bem, tudo que Malorie quer é achar algum lugar seguro para que ela e a sua família possam viver sem medo.

Seja o que for, as nossas mentes não conseguem entender, pelo que parece, as criaturas são como o infinito, algo complexo demais para nossas cabeças.

A história é dividido entre o passado, o momento em que Malorie, com 20 anos, descobre que está grávida ao mesmo tempo em que as pessoas começam a ter comportamentos estranhos perante a sociedade, e o momento presente, que é 5 anos depois que tudo começou. 

O livro é repleto de angústia, medo e tensão em todo o momento da leitura. Vendo a luta diária da personagem em tentar manter os seus filhos em segurança e o seu sofrimento em perder tantas pessoas importantes na vida dela, me fez sentir muita tristeza e ansiedade enquanto folheava páginas e páginas do livro, acompanhando o tormento da Malorie, o seu luto e seu medo, mas também a sua esperança e persistência em sempre pensar no melhor para os seus filhos.
 
Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar as estrelas se não podem
erguer a cabeça e olhar para elas.

Com uma escrita maravilhosa e uma trama envolvente carregada de emoções variadas entre medo, ansiedade e mistério, Caixa de Pássaros é uma incrível estória de terror psicológico que se passa em um universo pós-apocalíptico. Um mundo em que ninguém sabe o que está causando este evento aterrorizante. Não há nada que explique este mistério. Nenhuma pista do que é. Só sabem que o único jeito de sobrevivência é: Não abrir os olhos.
 
Não importa quais ferramentas leve, não importa qual objeto da casa seja usado como arma, ela sabe que as vendas são a maior proteção para ela e os filhos.

O recomendo muito para quem gosta de ler suspense, drama e bastante mistério. Sem querer dar spoilers, já aviso de antemão que, apesar de haver pessoas que não gostaram do desenrolar da sua estória, eu entendi o porque o autor preferiu que fosse daquele jeito. Por isso a minha paixão por ele e a vontade de conhecer mais outros livros do Josh Malerman. Em breve, espero estar postando mais uma resenha de outro livro dele que já foi lançado pela editora e que não vejo a hora de tê-lo na minha estante.

E para minha felicidade, e motivo para eu estar querendo acender fogos de artifícios aqui de tanta emoção, soube que a Netflix (esta nunca me decepciona), comprou os direitos deste livro para fazer o filme baseado nele, e não para por aí.. Para abrilhantar mais ainda o meu sentimento de alegria, soube que no elenco estará uma das atrizes que eu mais admiro no mundo, Sandra Bullock. E estou como? Desmaiada.... 😵😍😍

Bom, gente! Por esta semana é isso... Espero que vocês tenham gostado da minha volta com esta resenha. Até a próxima.

💋
Beijokas


Deixe um comentário